O Conselho Administrativo e Fiscal da Corol Cooperativa Agroindustrial, de Rolândia, foi destituído durante assembleia realizada na tarde desta terça-feira (28).
A iniciativa da realização da assembleia partiu de cooperados preocupados com a situação financeira e administrativa da cooperativa. O grupo reclamava da falta de pagamento de dívidas e da ausência de prestação de contas.
Em entrevista ao Portal Bonde, o advogado Anacleto Giraldeli Filho, informou que 973 cooperadoras participaram da assembleia, sendo que apenas um voto foi contrário à destituição da direção. "Nesta quarta-feira (29), às 10h, a comissão provisória designada durante a assembleia vai até a sede da cooperativa para assumir a diretoria", adiantou.
A assembléia designou os nomes dos cooperados João Menolli, Tercílio Aparecido Chiquetti, Euclênio Vendrametto Júnior, Antonio José Quaglio, Daniel Alfredo Rosenthal e José Mendonça para integrar a comissão provisória de conselheiros e fiscalizadores.
Uma nova assembleia será marcada em até 30 dias para que a comissão apresente detalhes da atual situação da Corol após realização de auditoria com levantamento dos ativos e passivos da cooperativa. Em seguida, uma nova eleição deve ser marcada.
Cerca de 2 mil assinaturas foram recolhidas em abaixo assinado, ultrapassando 1/5 dos associados, o que é necessário para convocação da assembleia.
Um dos problemas mais graves é que 600 cooperados assinaram 903 Notas de Crédito Rural, garantindo financiamento para a Corol junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), totalizando mais de R$ 15 milhões. No entanto, o compromisso não foi honrado pelo antigo Conselho Administrativo e Fiscal, sendo que algumas notas já foram protestadas.
(Atualizada às 16h18)