A presidente, Dilma Rousseff, ordenou hoje (14) que todos os 37 ministros se empenham no corte de despesas. Dilma, que comandou hoje a primeira reunião ministerial do novo governo, definiu ainda que os ministérios serão divididos por áreas temáticas, para facilitar o acompanhamento de projetos e o cumprimento das metas.
De acordo com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, o corte de gastos se dará no custeio de cada pasta. "O debate foi para ver quais são as alternativas que cada ministério pode ter para reavaliar seus contratos, seus custos, para que a gente consiga utilizar o recurso disponível para realizar as política de cada ministério", explicou a ministra.
"O foco será no custeio direto da máquina. A preocupação da presidente [Dilma Rousseff] é que o governo federal tenha mais eficiência no gasto", acrescentou Belchior. Ela ponderou, no entanto, que o corte das despesas não acontecerá "em um piscar de olhos".
Segundo ela, a presidente reforçou a ideia de criar um fórum de competitividade e gestão, envolvendo os setores privado e público. "Servirá para pensar como o setor privado melhora sua competitividade e também como o público pode melhorar".
Belchior informou que os ministérios serão divididos em quatro áreas temáticas: desenvolvimento econômico, que será coordenada pelo ministro da Fazenda; erradicação da miséria, sob coordenaçao da ministra de Desenvolvimento Social; infraestrutra, sob coordenação do ministro do Planejamento; e direito à cidadana, que sera comandada pela Secretaria-Geral da Presidência da República.