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Demanda por microcrédito atinge 10 milhões de empresas

11 jan 2010 às 16:48

A demanda por microcrédito no Brasil envolve entre 10 milhões e 12 milhões de empreendimentos. Destes, a absoluta maioria encontra-se em situação informal e sem acesso a bancos. A avaliação, feita tendo por base dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), é do secretário nacional de Economia Solidária, Paul Singer.

"Esta é uma situação lamentável, que decorre do desconhecimento que boa parte da população e das instituições financeiras tem sobre o quanto um empréstimo de R$ 100 pode significar em termos de mudança da situação econômica de milhões de empreendimentos familiares", diz o economista.


Singer afirma que nenhum banco comercial empresta dinheiro para quem não ofereça garantias. "E essas pessoas [que necessitam de crédito] não costumam ter terras nem rebanhos". De acordo com ele, a maior fonte de microcrédito da América Latina é o Banco do Nordeste, que atende cerca de 500 mil empreendimentos. "Isso é ínfimo, se comparado à enorme demanda que temos no país", disse Singer à Agência Brasil. "Nenhuma outra entidade sequer chega perto disso."


Para ele, esse tipo de empréstimo de fato chega aos pobres "e faz uma diferença enorme para eles". "Tanto é que, aos poucos, estão inventando uma indústria do microcrédito. Houve o caso de instituição mexicana de microcrédito que virou banco, depois de ser comprada por uma grande instituição financeira. Isso mostra que em certas circunstâncias o microcrédito pode ser lucrativo", acrescenta.


Além disso, ressalta Singer, o crédito para pobres é visto como lucrativo por esse público acabar pagando juros mais altos, em função da pequena quantidade de crédito que solicita. Segundo o secretário, o giro de capital deles costuma ser muito rápido nessas situações, principalmente para os que lidam com comércio. "Eles dobram o capital com grande velocidade e têm índice de inadimplência praticamente zero", diz Singer, que associa a baixa inadimplência do microcrédito ao fato de os pobres terem hábito de se ajudar mutuamente e medo de passar por caloteiros.


"Infelizmente, os bancos brasileiros de médio e grande porte não se interessam em lucrar 10% em cima de baixas quantias", afirma o economista. "Mas tanto o Banco Mundial como a ONU [Organização das Nações Unidas] têm vendido a ideia de que o microcrédito pode ser muito lucrativo também para essas instituições."


Desde 2006, com a criação do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado, desenvolvido pelo Ministério do Trabalho, algumas dezenas organizações da sociedade civil com interesse público sem fins lucrativos e sociedades de crédito para microprodutores – estas de fim lucrativo – passaram a atuar visando à promoção de microcrédito. "Mas ainda é um número muito pequeno de entidades dispostas a fornecer esses serviços", avalia Singer.


Ele acredita no surgimento de outras formas de microcrédito, "provavelmente na forma de bancos comunitários e de fundos rotativos solidários, que são sociedade de pessoas geralmente pobres, que vivem em áreas carentes e juntam a poupança de seus membros para fazer empréstimos visando a melhorar a qualidade de vida. "Esses fundos são compostos por pessoas pobres e se destinam a gente pobre. Por isso se chamam de rotativos."

Para Singer, a crise financeira internacional não alterou "pelo menos aparentemente" a oferta de microcrédito no Brasil. "Se afetou, eu não tive notícia. Mas, pela lógica, a demanda por ele deve ter aumentado", concluiu.


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