Notícias

Demanda na Gol cresce 10,4% em junho

14 jul 2011 às 11:05

A Gol informa que registrou aumento de 10,4% na demanda em sua malha aérea total em junho ante igual mês de 2010. Na comparação com maio, o crescimento foi de 0,6%. De acordo com comunicado da empresa, no mercado doméstico a demanda cresceu 12,9% na comparação com junho de 2010, enquanto a demanda internacional caiu 15,2%.

Segundo a companhia, a expansão da demanda doméstica deve-se ao aumento de capacidade no setor e tráfego adicional em rotas internas devido às restrições no Cone Sul em função das cinzas do vulcão chileno Puyehue. Na comparação com o mês de maio, a demanda doméstica teve crescimento de 2,9%, puxada pela sazonalidade, já que em junho tem início o período de férias escolares.


No que diz respeito ao mercado internacional, a companhia cita o efeito do vulcão chileno, que afetou negativamente a demanda em junho, assim como a devolução de duas aeronaves B767 que operavam fretamentos internacionais e a descontinuidade da operação para Bogotá (Colômbia). Na comparação com maio, a demanda internacional registrou queda de 22,7%.


Taxa de ocupação


A taxa de ocupação no sistema total da Gol ficou em 65,6%, ante 60,6%% registrado em igual mês do ano passado, uma variação positiva de 5 pontos porcentuais. Na comparação com maio, o crescimento foi de 2,3 pontos percentuais.


A empresa informa ainda que o yield (taxa de retorno) de junho ficou em torno de 19 centavos de real. A Gol informa que o yield do trimestre ficou próximo desse valor, uma queda de aproximadamente 10% em relação ao mesmo período do ano anterior.


Oferta

A Gol afirma ter elevado sua capacidade em 2,1% na comparação com junho de 2010. Já na comparação com maio houve queda de 2,9%, "principalmente em função do incidente com o vulcão chileno no mês de junho e do menor número dias operados entre os meses", como explica em nota.


Continue lendo