Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Liberação no aeroporto

Decolagem sem teto requerido diminuirá em 80% cancelamento de voos em Londrina

Fábio Galiotto - Equipe Folha
18 set 2015 às 09:00

Compartilhar notícia

- Anderson Coelho/Equipe Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O prefeito Alexandre Kireeff afirmou que o Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, recebeu, na noite de quinta-feira (17), a liberação para que aeronaves possam decolar sem teto requerido. O pedido foi feito ao Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), administradora do complexo, há mais de quatro anos e foi concedida após as obras de desapropriação no entorno do aeródromo.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Veronesi, disse que a estimativa da Infraero é que a autorização irá resolver ao menos 80% dos voos com origem na cidade, reduzindo até em 50% os problemas relacionados a atrasos ou cancelamentos decorridos da nebulosidade. Os passageiros que usam o aeroporto londrinense são constantemente prejudicados pela falta de visibilidade provocada pelas nuvens baixas. O superintendente da Infraero, Marco Pio, afirmou ontem que não tinha conhecimento sobre a decisão e que não poderia comentar o assunto. "Os investimentos em infraestrutura e os equipamentos que já temos, com as novas condições do entorno, possibilitaram essa liberação", disse o prefeito.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O presidente da Codel explicou que nos aeroportos que não possuem obstáculos no seu entorno da pista a decolagem sem teto requerido é autorizada pela Infraero, mesmo que o terminal esteja fechado para aterrissagem. E é isso o que vai passar a ocorrer no Aeroporto José Richa, apontou. Segundo Veronesi, mesmo que o aeroporto não tenha visibilidade vertical devido à nebulosidade, o que é muito comum, terá o voo liberado se a visibilidade horizontal for de pelo menos 800 metros. "A liberação é muito boa para a cidade. Hoje cerca de quatro a cinco aeronaves pernoitam no nosso aeroporto, ou seja, têm Londrina como destino final. Com essa autorização, as companhias aéreas podem ter interesse em ter mais aeronaves pernoitando aqui. Sem contar que o usuário vai ter mais certeza de que poderá decolar de manhã cedo porque o risco de a aeronave não sair diminuirá muito", avaliou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC


ILS

A desapropriação de casas na região do aeroporto de Londrina para a ampliação da pista permitirá também a instalação do ILS (sistema de pouso por instrumentos), demanda antiga do município também devido a problemas com mau tempo. A previsão na prefeitura é que os investimentos municipais sejam de R$ 78,8 milhões, o que trará contrapartida da Infraero de R$ 48,8 milhões. A Fomento Paraná emprestou R$ 26,2 milhões para o pagamento dos terrenos aos moradores vizinhos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo