Os contribuintes que ainda não fizeram a declaração do Imposto de Renda (IR) poderão tirar algumas dúvidas no minicurso, promovido pelo Sesc Londrina, que vai explicar os processos e novidades da declaração. O evento tem como público alvo os comerciários, mas algumas vagas são destinadas a interessados de toda a comunidade.
Segundo o contabilista Reginaldo Dutra Pereira, que vai ministrar a palestra, o objetivo é esclarecer todas as dúvidas tanto para quem vai fazer a declaração em casa, quanto para quem vai ter a ajuda de um profissional da área. ''Vamos abordar as alterações da tabela e as novidades'', disse Pereira.
Entre as novidades, segundo ele, está a obrigatoriedade de incluir na declaração o CPF de cada dependente. ''Antes era uma opção, era facultativo, mas agora se tornou obrigatório'', alertou o contabilista. Outro ponto que precisa da atenção dos contribuintes é quanto ao rendimento dos dependentes. ''Isso sempre foi obrigatório, mas alguns contribuintes não declaravam o valor correto e até passava. Mas, agora, o sistema da Receita é integrado e a apuração é muito criteriosa'', disse Pereira.
Novidade também, é a doação a partidos políticos. O processo também é criterioso e o contribuinte precisa preencher uma ficha específica para esse tipo de doação. Para quem faz a declaração no modelo completo também tem a possibilidade de deduzir os gastos com INSS de empregados domésticos.
Para os que precisam pagar o IR, pois não deduzem direto da fonte ou deduzem apenas parte do rendimento direto da fonte, a vantagem é que agora o pagamento poderá ser dividido em até oito vezes. Antes eram apenas seis parcelas. Fora isso ainda será possível realizar o pagamento por débito automático. ''Vamos explicar e detalhar cada mudança, as opções e as obrigações dos contribuintes'', completou Pereira.
O minicurso, será realizado no dia 11 de abril, às 19 horas, no salão social do Sesc da Rua Fernando de Noronha, 264, Londrina. A inscrição é gratuita e precisa ser feita com antecedência pelo telefone (43) 3378-7800.