Os Correios apresentaram ao mercado o plano de expansão para o Correios Log – Comércio Eletrônico, nova solução de logística integrada voltada ao comércio eletrônico, por meio da qual é oferecido o serviço de e-fulfillment para empresas que vendem na Internet. O primeiro centro foi lançado em setembro de 2016, em São Paulo. De acordo com o plano, está prevista a abertura de seis novos centros de logística integrada (fulfillment centers) no território nacional. Este mês, está prevista a inauguração de uma nova unidade em Brasília; RJ, ES, PE, MG e PR são os próximos estados que devem usufruir da facilidade.
De acordo com José Furian Filho, vice-presidente de Logística dos Correios, os principais ganhos trazidos pela solução estão na simplicidade de precificação (por item armazenado e pedido atendido), o que possibilita a redução dos custos fixos logísticos, e na celeridade operacional em retirar um produto no estoque e despachar para entrega no mesmo dia. "Com o e-fulfillment oferecido, que inclui frete, armazenagem e manuseio, a nova solução prevê uma redução média de 47% no custo logístico para o comércio eletrônico", destacou.
Para os clientes que aderirem à terceirização logística, a estatal oferece ainda embalagem gratuita e melhores tabelas de distribuição, tanto para SEDEX quanto para PAC. Além disso, a loja virtual tem acesso ao mesmo sistema de gestão de estoque que os maiores players do comércio eletrônico.
Infraestrutura – Para oferecer essa nova atividade de fulfillment, os Correios mantêm na cidade de Cajamar (SP) um armazém de 72 mil metros quadrados de área total, sendo 32,5 mil destinados à área de armazenagem. O espaço tem pé direito livre de 12 metros e 18 mil pontos de porta paletes, que comportam 550 mil posições de armazenagem e devem ser ampliados para 86 mil este ano.
Também foram investidos pela empresa R$ 5,5 milhões na aquisição de licença de uso permanente de um software integrado de gerenciamento de armazéns para operadores logísticos, o Warehouse Management System (WMS). Com esse sistema, os clientes têm acesso ao que há de mais moderno na gestão de estoque, podendo fazer o acompanhamento de pedidos pelo celular, com rastreabilidade, cálculo de produtividade, giro de estoque e armazenagem inteligente. Atualmente, os Correios entregam quase 1 milhão de encomendas/dia em todo o Brasil, sendo 71% desse volume originado do e-commerce, o que garante a liderança no segmento de encomendas expressas.