Notícias

Copom deve reduzir a Selic em 0,5 pp, diz professor da FGV

09 jan 2017 às 17:39

O Copom deverá reduzir a taxa Selic em 0,5 pp na primeira reunião de 2017, segundo Rogério Mori, professor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EESP).

"O Banco Central deverá promover uma nova redução da meta da taxa básica de juros - Selic - nesta semana. A queda deve ficar em meio ponto percentual (0,50%), o que levará a meta da taxa Selic para 13,25% a.a. Essa queda se alinha, de um lado, com a convergência da inflação para o centro da meta, de 4,5%, e, por outro, com o debilitado ritmo da atividade econômica brasileira. Nesse sentido, a queda recente da inflação abriu espaço para cortes na taxa de juros por parte do Banco Central, o que estimulará a demanda e a produção no médio prazo."

Apesar da queda nos juros, Mori recomenda cautela para os consumidores. "O ritmo da atividade econômica brasileira segue fraco e a tendência do desemprego é de elevação no primeiro trimestre do ano. Nesse sentido, não é recomendável que novas dívidas sejam assumidas nesse cenário. Ao mesmo tempo, a queda da Selic traz algum alívio marginal para quem está endividado, uma vez que as taxas de juros devem registrar algum recuo. De qualquer forma, o quadro atual inspira conservadorismo em termos de gastos e de dívidas."


Continue lendo