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Copel: uma em cada quatro ligações de energia fiscalizadas é "gato"

25 fev 2015 às 15:05

As equipes de inspeção da Copel autuaram 13 mil pessoas por fraude de energia no Paraná em 2014. Atualmente, a cada quatro inspeções, uma ligação irregular é encontrada. A eficiência, de quase 25%, é a maior desde que a área de inspeção da Copel foi criada, há dez anos, e dobrou em relação ao ano de 2013, quando foi de 13,4%. Em Curitiba, a eficiência é ainda maior, 40%.

Para alcançar esse resultado, a Companhia investiu em tecnologia e treinamento de equipes especializadas. "Não foi o número de fraudes que aumentou, mas a nossa capacidade em identificá-las. Com a preparação de nossos técnicos e o apoio de um banco de dados extenso e de equipamentos modernos, intensificamos o combate ao furto de energia", esclarece o diretor-presidente da Copel Distribuição, Vlademir Daleffe.


A adulteração de medidores para registrar consumo menor do que o real é a forma mais comum de furtar energia. Para combater esse tipo de fraude, a Copel conta com equipamentos modernos e informações integradas – como histórico de consumo – que detectam qualquer alteração nos medidores ou no padrão de consumo.


Há também casos de ligações clandestinas, em que a energia é retirada diretamente da rede, sem ser mensurada. "É responsabilidade da Copel combater furto e fraude. Furtar energia é crime, previsto no artigo 155 do Código Penal. Além disso, é uma grande injustiça com os consumidores que pagam suas contas regularmente. Temos nos dedicado a coibir essas ações com esforço cada vez maior", destaca Vlademir.

Atualmente, as perdas comerciais causadas por furto representam 2,8% do total da energia comercializada pela Copel, um dos menores índices do país. Para combater as fraudes, a população também pode ajudar, realizando denúncias pelo telefone 0800 51 00 116.


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