Notícias

Copel é eleita a melhor distribuidora da América Latina

11 nov 2014 às 16:44

A Copel recebeu nesta segunda-feira (10), no Uruguai, o prêmio de melhor distribuidora de energia da América Latina. Concedido pela Comisión de Integración Energética Regional (CIER), o prêmio foi entregue ao vice-governador Flávio Arns, acompanhado pelo presidente da Copel, Lindolfo Zimmer, e pelo diretor da Copel Distribuição, Vlademir Daleffe.

É a terceira vez nos últimos quatro anos que a Copel recebeu este reconhecimento CIER, que é a principal entidade do setor elétrico no continente. "É uma distinção que consolida a Copel não apenas como a maior e melhor empresa paranaense, mas como um exemplo a ser seguido no setor elétrico em toda a América Latina", afirmou Flávio Arns.


A premiação ocorreu durante o Congresso Iberoamericano de Energia, que acontece nesta semana e reúne representantes de mais de 250 empresas do continente em Punta del Este, no Uruguai. O encontro discute os rumos do setor elétrico na América Latina.


A Copel concorreu com 34 grandes distribuidoras de 13 países. A avaliação do desempenho é feita através de uma pesquisa de satisfação com os consumidores de energia de todas as empresas.


PREMIAÇÃO - Realizado desde 2003, o prêmio adota a mesma metodologia da Pesquisa da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia (Abradee), que também reconheceu a Copel em 2014 como a melhor distribuidora do Brasil na avaliação do cliente.


Em 2011 e 2012 a Copel também havia conquistado o ouro e, em 2013, o bronze no Prêmio Cier.


Os consumidores respondem a um questionário com perguntas sobre diferentes áreas de atuação das companhias, como fornecimento de energia, informação e comunicação, atendimento ao cliente, conta de luz e imagem da empresa. A partir dos dados coletados, é calculado o Índice de Satisfacción del Cliente con la Calidad Percibida (ISCAL).


O ISCAL da Copel foi 89,3, seguido pela também brasileira Elektro (88,3) e pela Essa, da Colômbia (87,2).


FOCO NO CLIENTE - O diretor-presidente da Copel Distribuição, Vlademir Daleffe, comemorou o prêmio e ressaltou os investimentos que a Copel fez em modernização da rede elétrica, atendimento e gestão.


"Ao contrário do que se pode imaginar, a busca pela qualidade não é um custo elevado e tem um retorno assegurado para a Companhia e para os paranaenses", disse ele.


Em busca da satisfação do cliente, a Copel Distribuição escolheu três focos estratégicos que norteiam a atuação da empresa: que não falte energia, que a conta de luz esteja correta e não traga surpresas e que, ao contatar a empresa, o cliente seja bem atendido.


Os resultados dessa aposta justificam o reconhecimento. Em dez anos, a Companhia quadruplicou o investimento na rede de distribuição. Somente em 2013 foram aplicados quase R$ 800 milhões.


Em consequência, na última década a Copel reduziu pela metade a ocorrência de interrupção de energia. No mesmo período, a empresa colecionou diversas premiações na satisfação do cliente.


Em 2014, além da CIER e da Abradee, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reconheceu o trabalho desenvolvido pela Companhia.

Entre todas as grandes distribuidoras do Brasil, a Copel obteve o menor índice de reclamações procedentes na ouvidoria da Agência – de 0,66 - enquanto a média nacional foi de 4,47.


Continue lendo