Notícias

Contador é preso acusado de fraudar R$ 18 milhões do Imposto de Renda

16 abr 2014 às 13:07

A Delegacia da Receita Federal em Curitiba deflagrou nesta terça-feira (16) a Operação "Grande Prole"contra esquema de fraudes em Declarações do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física. Os suspeitos promoviam há mais de três anos um incremento ilegal em restituições do Imposto de Renda prestando informações falsas.

A maioria dos contribuintes, segundo a Receita, era de servidores públicos de órgãos estaduais, que recebiam restituições indevidas.


A fraude foi descoberta a partir do cruzamento de informações e análises de risco, o esquema era monitorado há mais de um ano pelo setor de inteligência da Receita Federal, quando algumas declarações do exercício de 2013 passaram a ser investigadas. As mesmas falsidades já estavam novamente sendo utilizadas nas declarações entregues este ano.


O suposto responsável por preparar as declarações já respondeu criminalmente por uso de documento falso, um segundo CPF obtido indevidamente.


Mais de 400 contribuintes participaram da fraude a cada ano investigado, beneficiando-se do esquema em pelo menos três exercícios. Estima-se que estes contribuintes são devedores de aproximadamente R$ 18 milhões, incluídos o imposto devido nos três anos investigados, multa e juros.


Os contribuintes envolvidos nesta fraude, solidariamente com o suposto mentor identificado, poderão responder criminalmente por prática de crimes contra a ordem tributária.

De acordo com a Receita, outros dois casos semelhantes já foram detectados e já estão sendo programados para serem alvos de ações fiscais: um relativo a empregados de grande empresa do setor de alimentos e outro envolvendo empregados de indústrias automobilísticas da região.


Continue lendo