Há poucos dias do encerramento do prazo para envio da declaração do Imposto de Renda, aqueles que tiverem algum dúvida poderão esclarecê-las neste sábado (22), no Calçadão de Londrina. O Sindicato dos Contabilistas de Londrina e Região – Sincolon –, com apoio da Inesul, realizará o tradicional evento "Declare e Destine", no qual, além de esclarecimentos sobre os caminhos corretos para a declaração, também dará informações sobre como fazer a destinação de parte do imposto devido a programas sociais, culturais e esportivos.
Contabilistas, professores e alunos da Inesul estarão no Calçadão das 9 às 13 horas. O presidente do Sincolon, Geraldo Sapateiro, destaca que todos os anos a entidade vai ao Calçadão atender a comunidade. "Um dos nossos focos é esclarecer o contribuinte sobre a possibilidade de destinar parte do imposto devido e como proceder. A questão da destinação precisa ser mais divulgada. Muita gente não sabe sequer que pode destinar parte do seu imposto para beneficiar alguma entidade", frisa Sapateiro.
O prazo para envio da declaração termina em 28 de abril.
Como destinar
Entre as possibilidades previstas na legislação, a pessoa física pode destinar até 3% do seu imposto devido diretamente ao CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente). Isso deve ser feito entre 1º de março e 30 de abril de cada ano, que é o período de entrega da Declaração de Ajuste Anual. O cálculo é feito automaticamente pelo programa do Imposto de Renda e é preciso somente acessar a ficha "Doações diretamente ao Estatuto da Criança e do Adolescente".
"É importante destacar que, se optar pela destinação ou não, o desembolso financeiro do contribuinte será exatamente o mesmo. Ao escolher a destinação, a única diferença é que ele pagará o percentual de 3% numa guia de recolhimento em separado, gerada pelo próprio programa da Receita", explica Geraldo Sapateiro. Essa guia da destinação deve ser paga normalmente no sistema bancário até 28 de abril. O restante do imposto devido pode ser quitado à vista ou parcelado em até oito quotas corrigidas pela Selic.
Há também outra possibilidade em que o contribuinte pode destinar até 6% do seu imposto devido, escolhendo para qual entidade ou segmento deseja destinar. São elas: CMDI (Conselho Municipal dos Direitos do Idoso); CMDCA (Conselho Municipal da Criança e Adolescente); Programas de Incentivo à Cultura; Programas de Incentivo ao Desporto. Neste caso, o pagamento do percentual destinado deve ocorrer até 30 de dezembro de cada ano para utilizar somente na declaração no ano seguinte.
Serviço:
Declare e Destine
Data e horário: sábado, 22 de abril, das 9h às 13h
Local: Calçadão, próximo ao Banco do Brasil
Realização: Sincolon, com apoio da Inesul.