A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) constatou sinais de recuperação no consumo nacional de energia elétrica, que fechou o mês de julho com crescimento de 2,6% na comparação com o mesmo mês do ano passado. As informações são da Agência Brasil.
Na avaliação da EPE, o percentual indica uma melhora na trajetória de crescimento da demanda, quando se toma como referência a expansão de 1,7% em junho, na comparação com igual mês do ano passado.
Os dados divulgados nesta sexta-feira (15) indicam que de janeiro a julho deste ano o crescimento acumulado do consumo de energia chegou a 3,6%, comparado ao mesmo período de 2005. O resultado também é superior aos 3,2% de expansão do consumo no fechamento do primeiro semestre.
Os dados divulgados pela EPE indicam que o consumo de julho cresceu em razão, principalmente, da demanda industrial – responsável por 45% do mercado nacional de eletricidade – e que expandiu 2,2% em relação a julho do ano passado e fechou o acumulado de janeiro a julho com alta de 3,3%.
Já o consumo da classe residencial, cuja demanda até então vinha sendo superior a dos demais setores, expandiu apenas 1,7% em julho sobre igual período de 2005 – fechando o acumulado do ano com crescimento de 3,9%.
O consumo residencial teve alta de 3,7% em julho, frente a julho de 2005, e de 3,5% no acumulado do ano até julho.