O Procon do Paraná, juntamente com a Secretaria de Saúde, o Ministério Público e a Associação Paranaense de Supermercados (Apras), lançou uma campanha para estimular os consumidores a conferirem o prazo de validade dos produtos no momento das compras.
A campanha "De olho na validade", lançada na quarta-feira (11), vai permitir que o consumidor que encontrar um produto vencido nas gôndolas de supermercados leve um produto igual ou similar, dentro do prazo de validade, sem pagar nada.
Mas atenção, a regra da gratuidade só vale se a desconformidade for reclamada no momento da compra (antes de passar no caixa e de sair do estabelecimento) e para supermercados associados à Apras e que aderirem à campanha. De acordo com o Procon, os supermercados participantes colocarão em local visível, cartazes identificando a campanha. Caso o produto escolhido pelo consumidor tenha valor maior do que o que estava vencido, o cliente arcará com a diferença.
Segundo os realizadores da campanha, é comum o consumidor conferir o prazo de validade de produtos perecíveis, como carnes e frios, mas o mesmo não ocorre quando se trata de outros produtos, tais como macarrão, feijão, enlatados, entre outros. Além disto, a campanha tem como objetivo estimular e incentivar a resolução imediata de conflitos, tornando o mercado de consumo mais harmônico.
Ainda conforme o Procon, mesmo que o consumidor seja compensado com o novo produto, ele pode denunciar o estabelecimento para órgãos de fiscalização, como Vigilância Sanitária, pela irregularidade.