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Confira as empresas campeãs de reclamações no Paraná

19 mar 2013 às 15:37

O número de atendimentos registrados pelos Procons integrados ao Sistema Estadual de Defesa do Consumidor do Estado do Paraná foi de 192 mil consumidores em 2012. Só o Procon-PR atendeu, no período, 124.851 consumidores de Curitiba e Região Metropolitana. Entre os assuntos mais demandados pelos consumidores ao longo de 2012 destacam-se:

1° - Bancos (7,21%) - 9002
2° - Telefonia fixa (5,21%) - 6515
3° - Telefonia Celular (4,90%) - 6120
4° - Cartão de Crédito (3,94%) - 4916
5° - Internet Rápida (2,46%) - 3067


EMPRESAS MAIS RECLAMADAS


1º - As empresas do Grupo OI (OI Telefonia Fixa, Oi Telefonia Celular, OI TV e outras) lideram o ranking com 7.333 atendimentos;
2º - As empresas do Grupo Itaú (Banco, Financeira, Itaucard, Hipercard e outras) estão em segundo lugar, com 4.413 atendimentos;
3º - Grupo Claro S/A, com 2.684 atendimentos;
4º - TIM Celular S/A com 2.592 atendimentos;
5º - Grupo Santander (Banco, Leasing e outras) com 1.663 atendimentos;
6º - Grupo Bradesco (Banco, Leasing, Cartões de credito e outras) com 1.543 registros de atendimento.


A área de atendimento mais demandada pelos consumidores é a de Serviços, com 52.688 atendimentos, o que representa aproximadamente 42% total de consumidores atendidos.


As áreas de Produtos e Assuntos Financeiros, com 29.261 e 28.333 registros realizados, respectivamente, ficaram muito próximas em número de atendimentos, com 23% e 22% em relação ao total.


O assunto mais demandado que foi "Bancos", pertence à área que ficou em terceiro lugar no número de registros de atendimentos, que é Assuntos Financeiros. Entretanto, o assunto Bancos representou 32% da demanda da área.


Constatou-se também, o que pode ser uma tendência a ser verificada no futuro, que é um aumento das demandas no setor de telecomunicações (telefonia fixa com 6515 atendimentos; telefonia celular com 6.120 atendimentos; Serviço de Internet Rápida, com 3067 registros e TV por assinatura com 2.968. Juntos, são responsáveis por 18.670 atendimentos ou 15% do total. Constatou-se um aumento de 11% em relação ano anterior.


A diretora do Procon-Pr, Claudia Silvano, destacou que os atendimentos realizados pelo órgão, somados aos dos Procons municipais integrados ao Sistema Estadual, em número de 25 municípios, foi de aproximadamente 200 mil pessoas. Mais 4 municípios passaram a usar o Sistema Estadual em 2012.

Os principais problemas que se repetiram em todas as áreas pesquisadas, referem-se a cobranças (falta de informação sobre valores, cobranças duplicadas etc); problemas com contrato (alterações unilaterais, descumprimento de ofertas e publicidades enganosas) e à qualidade de produtos (vício ou má qualidade de produto/ serviço, defeitos e garantia de produtos).


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