A partir do projeto de lei 205/2016 do deputado Evandro Araújo, que foi sancionado pelo governo do Estado, os comerciantes têm 90 dias para colocar o aviso na entrada dos estabelecimentos, de forma clara e visível, informando aos clientes as formas de pagamento aceitas. A lei 18946 foi publicada no Diário Oficial em 22 de dezembro.
"Estamos ampliando os direitos do consumidor sem onerar o empresário. A informação
deve estar na entrada, na forma escolhida pelos comerciantes, respeitando o layout de cada estabelecimento", comenta Araújo.
Antes de apresentar o projeto na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o parlamentar explica que observou vários estabelecimentos e percebeu que muitos só colocavam a informação no caixa. "Em vários casos, a falta de informação ou a disposição das informações em local inadequado causa constrangimentos aos consumidores. O cliente consome ou escolhe um produto e quando chega ao caixa é surpreendido com a recusa da forma de pagamento que dispõe no momento. Ninguém quer deixar os produtos que escolheu ou passar pelo constrangimento de não ter como pagar algo que já consumiu", comenta.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
O Procon é responsável pela fiscalização e aplicação de multa.