Notícias

Comércio pode não abrir à noite no Natal em Londrina

16 nov 2012 às 17:41

Os sindicatos do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval) e dos Trabalhadores do Comércio de Londrina e Região (Sindecolon) ainda não chegaram a um acordo sobre a abertura do comércio, até as 22h, durante o período natalino. A discussão vem sendo adiada desde maio, junto com a convenção coletiva da categoria. Enquanto os patrões querem padronizar o horário, os funcionários temem não receber pelas horas extras.

No site do Sincoval, a entidade adotou calendário próprio, que seria permitido pelo Código de Posturas do Município. Pelo cronograma, os trabalhadores terão folga, em dezembro, apenas aos domingos e feriados, com horário de funcionamento entre 8h e 18h aos sábados e das 8h às 22h nos demais dias. No entendimento dos patrões, o horário noturno já se tornou tradição em Londrina.


O secretário do Sindecolon, Célio Vila, afirmou que os funcionários aceitam trabalhar, apesar da "insegurança". "Defendemos que cada trabalhador tenha o direito de definir com a própria loja se vai ou não abrir", disse. Só assim, de acordo com ele, o sindicato vai conseguir evitar o não pagamento das horas extras. "Tem gente tentando receber, até hoje, valores referentes ao trabalho realizado no mês de dezembro do ano passado", contou.

Sincoval e Sindecolon devem voltar a discutir a situação na próxima semana.


Continue lendo