As obras de revitalização da Rua Sergipe entram em nova fase na próxima segunda-feira (27). Conforme o planejamento traçado pelo Comitê Gestor do Projeto Nova Sergipe, do qual a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) é participante, os funcionários da Secretaria Municipal de Obras iniciam a revitalização da quadra situada entre as avenidas São Paulo e Rio de Janeiro.
A Secretaria de Obras vai fazer o recapeamento e o alargamento da pista de rolagem da Sergipe (que passará de seis para sete metros), vai remover o atual piso das calçadas e instalar o meio-fio no quarteirão. Também haverá plantio de árvores e a retirada de floreiras que atrapalham o fluxo de pedestres.
O modelo a ser seguido é o mesmo da primeira quadra revitalizada da Sergipe, entre a Rua Pernambuco e a Avenida São Paulo. "Temos, não apenas a expectativa, mas a certeza de que os resultados serão positivos como foram na primeira parte das obras", disse o secretário municipal de Obras, Bruno Morikawa. No prazo de duas a três semanas, Morikawa pretende dar sequência ao trabalho de revitalização em mais uma quadra da Sergipe, entre a Avenida Rio de Janeiro e a Rua Minas Gerais.
A arquiteta Ignes Dequech Alvares, que assessora a Acil no Comitê Gestor da
Nova Sergipe, lembra que a Nova Sergipe é fruto de uma parceria dupla: da Prefeitura com o Comitê Gestor e dos comerciantes entre si. De acordo com o projeto, a instalação dos novos pisos nas calçadas será custeada pelos lojistas. "É importante ressaltar que a ideia de revitalizar a Sergipe partiu dos próprios lojistas, e até agora as mudanças só receberam elogios", afirmou Ignes.
Para o presidente da Acil, Nivaldo Benvenho, a revitalização da Sergipe deverá servir como modalidade para outras intervenções e melhorias em ruas comerciais de Londrina. "O resultado tem sido positivo para os lojistas, para o trânsito, para a comunidade. Precisamos levar esta iniciativa a outras regiões estratégicas para o varejo de Londrina."