Notícias

Combustível e passagem de ônibus elevam inflação

09 fev 2006 às 18:29

A inflação de janeiro medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acelerou para 0,59% depois de ter ficado em 0,36% em dezembro do ano passado. A taxa, segundo divulgou nesta quinta-feira (09) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi a maior dos últimos três meses e está fortemente influenciada pelo aumento no preço dos combustíveis e das passagens de ônibus urbanos.

A gerente de Índices de Preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos, destacou que as passagens dos ônibus urbanos, que representam a principal parcela das despesas das famílias no cálculo da inflação, subiram 1,82% em média. Eulina explicou que também contribuíram para a alta do índice os reajustes dos planos de saúde, condomínios, automóveis novos e consertos de veículos.


Os preços dos alimentos tiveram alta de apenas 0,11% em janeiro, contra 0,27% em dezembro de 2005. Artigos de vestuário (de 1,58% para 0,03%) também desaceleraram em janeiro devido às liquidações. As informações são da Agência Brasil.

A economista do IBGE adiantou que para fevereiro a principal pressão no IPCA virá das mensalidades escolares.


Continue lendo