O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) inaugurou neste mês um escritório para atender compositores, intérpretes e músicos com direitos autorais.
A unidade será responsável pelo relacionamento com usuários de música em Londrina e outros nove municípios: Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Ibiporã, Jataizinho, Primeiro de Maio, Rolândia, Sertanópolis e Tamarana. É a 32ª unidade própria do Ecad no País.
Os profissionais da unidade prometem percorrer as cidades da região para reforçar a importância do pagamento de direito autoral em comerciais, bares, restaurantes, academias, shopping centers, promotores de eventos, cinemas, clubes, hotéis, supermercados, entre outros usuários de música. Os empresários terão oportunidade de esclarecer suas dúvidas, saber como é feita a retribuição autoral e qual o valor a ser pago.
O cálculo da retribuição é realizado de acordo com as informações fornecidas pelos usuários de música, correspondentes a cada tipo de utilização. "São considerados fatores como a importância da música, tipo de utilização e tamanho da área sonorizada, entre outros", esclarece Marcio Fernandes, gerente executivo de Arrecadação do Escritório.
Até dezembro de 2013, o Ecad arrecadou na região cerca de R$ 2,5 milhões em direitos autorais, o que representou 8,8% da arrecadação da unidade Paraná. "Atualmente, com esta nova estrutura, prevemos um crescimento de 18%", afirma Mauricio Brotto, gerente da unidade Paraná e responsável pela nova unidade de Londrina.
A unidade do Ecad em Londrina fica na avenida Duque de Caxias, 526 – Sala 2.