A inflação, medida pelo índice de Preços ao Consumidor (IPC) no município de Curitiba na terceira prévia (quadrissemana) do mês de março, ficou acima da prévia anterior e do mesmo período do mês de fevereiro, revela levantamento divulgado nesta quinta-feira (3) pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).
O índice apresentou variação positiva de 0,62%, acima da prévia anterior, que ficou em 0,51%, e do mesmo índice da terceira quadrissemana de fevereiro (0,33%). A prévia é relativa aos 30 dias que terminam no dia 23 de março.
O grupo de produtos que apresentou maior alta foi Alimentos e Bebidas, com aumento de 2,31%. Isso, segundo o Ipardes, é reflexo do aumento dos produtos de hortifrutis, leite e refeições fora de casa. O tomate foi um dos produtos com maior alta, ao atingir 120,17% de aumento.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Ainda dentro dos grupos, houve aumento de 1,51% nos preços de Saúde e Cuidados Pessoais (1,51%) e Vestuário (0,90%), além de Transporte (0,49%) e Habitação (0,46%). Houve, entretanto, queda de 1,9% em Despesas Pessoais e 0,46% em Comunicação.