O início da revitalização da Rua Sergipe foi anunciado na manhã desta quarta-feira (6) na Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil). As obras serão executadas em parceria que envolve a prefeitura e os comerciantes da via e é resultado do trabalho desenvolvido pelo núcleo Nova Sergipe.
Inicialmente, serão realizadas as obras revitalização da pista, com alargamento das faixas para carros em dois metros, e adequação das calçadas, que terão o petit pavet substituído pelo paver, além de piso tátil para deficientes visuais.
Essas mudanças, segundo a presidente do IPPUL, Regina Nabhan, vão permitir que ônibus e carros possam andar lado a lado, o que é inviável hoje. Ela explicou que a calçada do lado esquerdo será reduzida e ficará com três metros de largura, possibilitando o alargamento da via para a passagem de veículos.
Do lado direito não haverá alteração na largura do passeio, que permanecerá com cerca de cinco metros. A prefeitura será a responsável por recapear a via e retirar o petit pavet das calçadas. A colocação do paver ficará a cargo dos empresários, que farão a revitalização da calçada em frente a seus estabelecimentos.
Para facilitar esse processo, a ACIL buscou junto ao Sicoob uma linha especial de crédito com juros e prazos mais acessíveis que o mercado. E também fez cotação de preços para o serviço em três diferente empresas, conseguindo um valor reduzido para a obra. Para readequar as calçadas, o comerciante terá um custo médio de R$ 40 por metro quadrado.
Para que as obras comecem, será necessária a adesão dos empresários da via, pois eles terão que adequar as calçadas de seus estabelecimentos. O trabalho será feito quadra a quadra; até a altura da Avenida Higienópolis. Segundo o secretário municipal de obras, Agnaldo Rosa, a revitalização já está autorizada pela prefeitura. "Vamos fazer o recape da Sergipe, serão 1.100 metros de asfalto novo, do Cadeião à Higienópolis", indicou. A expectativa é que até o fim do ano essa primeira etapa do processo esteja finalizada.
No segundo momento será realizada a troca do mobiliário e melhoria na iluminação. "Vamos valorizar o paisagismo e padronizar as árvores", adianta Regina Nabhan.