Os shoppings de Londrina (Catuaí, Londrina Norte, Boulevard e Royal Plaza) não aderiram ao boicote de empresas e indústrias ao Dia da Consciência Negra. O feriado, comemorado na quarta-feira (20), não será obedecido pelas indústrias e pelo comércio de rua. Os referidos locais vão funcionar normalmente por conta de uma decisão judicial.
Os shoppings, por outro lado, funcionam em horário diferenciado, típico dos demais feriados. As lojas dos empreendimentos vão funcionar das 14h às 20h na quarta-feira. Já as praças de lazer e alimentação abrem às 10h e fecham às 20h.
O horário de funcionamento diferenciado foi garantido pelos trabalhadores em convenção coletiva realizada no início deste ano. O Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista de Shopping Center de Londrina (Sindshopping) informou que não tem a intenção de procurar a Justiça contra o Dia da Consciência Negra.
Já o Sindicato do Comércio Varejista (Sincoval), que também representa as empresas mantenedoras dos shoppings, destacou ter a intenção de extinguir o feriado municipal. O advogado do sindicato, Ed Nogueira de Azevedo Junior, argumentou que a data comemorativa é inconstitucional. "As decisões judiciais estão aí para mostrar isso", argumentou.
Decisão da 1.ª Vara da Fazenda Pública de Londrina, que autoriza o comércio de rua a abrir as portas na quarta-feira, aponta que o município só está autorizado a instituir feriados na data oficial de aniversário municipal e em quatro feriados religiosos, em número não superior a quatro. "Ora, entre essas hipóteses não se inclui o Dia da Consciência Negra", afirma o juiz Marcos José Vieira no processo.
O advogado do Sincoval admitiu que os shoppings vão abrir em horário diferenciado na quarta, mas que o sindicato pretende extinguir a questão na próxima convenção coletiva da categoria. "Aceitamos no último acordo por causa de toda a indefinição e insegurança relacionadas ao feriado", explicou Azevedo Junior.