Segundo o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), 37 dos 50 imóveis localizados na face norte do Aeroporto Governador José Richa, incluindo a área da oficina Avipar, já foram desapropriados pelo município. A aquisição dos lotes custou R$ 26,2 milhões aos cofres públicos, quase que a totalidade do empréstimo obtido pela prefeitura com o Estado, no valor de R$ 30 milhões, para custear as desapropriações. O Executivo precisa, agora, de um novo financiamento, de R$ 7,2 milhões, para concluir os trabalhos, e entregar a área para a Infraero continuar a realizar diversas obras e adequações no aeroporto.
O projeto de lei que prevê o novo empréstimo foi protocolado na Câmara de Vereadores no último dia 12, e deve ser discutido e votado pelos vereadores somente no próximo ano.
O presidente da Codel, Bruno Veronesi, explicou que, num primeiro momento, a prefeitura não tinha a intenção de desapropriar a área da Avipar. "Não havíamos fechado um acordo com os proprietários da oficina e, por isso, tínhamos decidido discutir esse impasse num futuro próximo. No entanto, mudamos de ideia no meio do caminho e usamos o dinheiro reservado para desapropriar outros imóveis, integrantes do segundo lote da face norte, para já adquirir o terreno da Avipar. É por isso que precisamos, agora, desse novo empréstimo. Vamos juntar os R$ 7 milhões que irão vir com os R$ 3,8 milhões que sobraram do primeiro financiamento para desapropriar os 13 terrenos restantes e colocar, de uma vez por todas, um ponto final nesse processo", destacou.
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Os 13 imóveis que ainda faltam, conforme Veronesi, fazem parte de um decreto de utilidade pública que já perdeu a validade. "Vamos precisar criar um novo decreto para que os terrenos passem pelo processo de desapropriação", explicou.
Já em relação à Avipar, o presidente da Codel contou que entrou em contato com os responsáveis pela empresa com o objetivo de discutir a permanência dela na cidade. "Queremos que a Avipar continue em Londrina. Vamos tentar encontrar um novo local para a empresa, também nas proximidades do aeroporto, e evitar que o serviço deixe de ser prestado. A oficina emprega 24 pessoas, gera impostos para o município... Precisamos conseguir achar uma solução, dentro de todos os ritos legais, é claro", argumentou.
Com o processo de desapropriação concluído, a Infraero estará liberada para investir cerca de R$ 80 milhões no Aeroporto de Londrina. O terminal deve receber novo muro, ampliação das salas de embarque e de desembarque, reformas na pista e, principalmente, o ILS, instrumento que vai auxiliar os pilotos a pousarem no terminal em condições adversas de tempo.