O projeto de lei que autoriza o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) a doar uma área pública para a empresa Eidee Comércio e Indústria de Equipamentos de Eficiência Energética será votado, em segundo turno, durante a sessão desta quinta-feira (1º) da Câmara de Vereadores. O terreno a ser doado tem 1.301,78 metros quadrados e fica no Parque Tecnológico Francisco Sciarra (zona norte).
Atualmente, conforme o projeto, a empresa está instalada em uma área de 110 metros quadrados pertencente à Incubadora de Base Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina (INTUEL).
No terreno público, avaliado no início de 2015 em R$ 836.300,00, a empresa pretende construir uma estrutura de 1.200 metros quadrados em até 48 meses, com recursos do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), e gerar 19 empregos diretos.
As comissões de Justiça, Legislação e Redação; de Desenvolvimento Econômico; de Política Urbana e Meio Ambiente e de Finanças e Orçamento manifestaram-se favoravelmente à tramitação do projeto.
O vereador Tio Douglas (PTB) apresentou emenda ao projeto estabelecendo entre os deveres da donatária, a título de contrapartida ao Município, a obrigatoriedade de construção de duas salas no Centro de Educação Infantil Guiomar Moreira, localizado no conjunto habitacional Mister Thomas. A emenda, no entanto, recebeu parecer contrário da Comissão de Justiça.
Histórico
A administração do prefeito Alexandre Kireeff (PSD) está sendo marcada pela doação de terrenos públicos para empresas que querem se instalar em Londrina ou que já estão na cidade e têm o objetivo de expandir os seus negócios. De 2013 para cá, o município já doou áreas para mais de 30 estabelecimentos.