A Caixa Econômica Federal lança nesta semana dois novos fundos de investimento para o varejo - o Caixa FI Juros e Moedas Multimercado LP e Caixa FIC Objetivo Pré Renda Fixa LP. Os lançamentos integram a estratégia da CAIXA de popularizar o mercado de fundos, que já incluiu a redução de taxas de administração, criação de novos produtos e a redução da aplicação mínima inicial de vários fundos de investimento.
Lançado nesta quarta-feira (27), o Caixa FIC Objetivo Pré Renda Fixa LP é um fundo de investimento destinado a pessoas físicas e jurídicas. O objetivo do fundo é a alocação preponderante em ativos atrelados a taxas de juros prefixadas. A aplicação inicial é de R$ 50.000,00, e a taxa de administração é de 0,70% a.a.
Nesta sexta (29), será lançado também o Caixa FI Juros e Moedas Multimercado LP. O fundo tem como objetivo a realização de estratégias atreladas a taxas de juros (pré, pós e índices de preços) e câmbio, sem preponderância de nenhum desses fatores. Esse tipo de fundo se diferencia pela flexibilidade que o gestor possui em definir as estratégias mais adequadas para o momento econômico, visando à alta performance por meio de alocação em ativos de renda fixa e derivativos, sem exposição à renda variável. O fundo terá aplicação mínima de R$ 20.000,00 e taxa de administração de apenas 0,70% a.a, uma das menores do mercado para esse valor de aplicação inicial.
Segundo o vice-presidente de Gestão de Ativos de Terceiros da Caixa, Marcos Vasconcelos, num cenário de taxa de juros como o atual, é necessário que o investidor busque novas alternativas de investimento para rentabilizar melhor seus investimentos no longo prazo. "Com o lançamento destes novos fundos, estamos dando continuidade ao esforço de oferecer um portfólio mais completo e acessível para as pessoas que desejam realizar investimentos, num momento em que o lema é diversificação", destacou.
Acesso ao mercado financeiro
Desde abril, a Caixa vem anunciando medidas de incentivo à aplicação em fundos de investimento, por meio de redução de custos, flexibilização de acesso a novos produtos e contínua ampliação de seu portfólio de fundos, tornando-os cada vez mais acessíveis e atrativos.
"Os fundos de investimentos, ao contrário da percepção de muitos investidores, são instrumentos democráticos de acesso ao mercado financeiro e de capitais, permitindo ao pequeno investidor acessar alternativas de investimento que não alcançariam individualmente, por isso acreditamos e apostamos fortemente em sua popularização", finalizou o vice-presidente.