A Caixa Econômica Federal está disponiblizando seus canais de atendimento para orientar os clientes da poupança sobre as mudanças na caderneta, anunciadas na última quinta-feira (3) pelo Ministro da Fazenda, Guido Mantega.
De acordo com a instituição financeira, os 41,4 milhões de clientes da caderneta de poupança da instiutição podem entrar em contato com o banco pelo telefone (0800 726 0101), site da instituição ou nas agências de todo o País.
Transações
Segundo a CEF, os consumidores que possuem a poupança da Caixa não precisam abrir uma nova conta, podendo continuar realizando as movimentações normalmente, por meio de cartão, seja para depósitos ou retiradas.
De acordo com a instituição, as novas regras da Poupança alteram a forma de remuneração dos depósitos realizados a partir de hoje (4). Enquanto a taxa Selic for maior do que 8,5% a.a., continuará remunerando com 0,5% a.m + TR, como na regra antiga. Quando a Selic for igual ou inferior a 8,5% a.a, a remuneração será igual a 70% da Selic + TR.
Consumidores
O vice-presidente de Pessoa Física da Caixa, Fábio Lenza, afirma que nesse primeiro momento não haverá alteração, pois a Selic está atualmente em 9% a.a. "Os novos depósitos continuam sendo remunerados a 0,5% a.m + TR enquanto não houver alteração na Selic", comenta, afirmando que "os depósitos realizados até 03 de maio tem a remuneração antiga pelo tempo que forem mantidos em poupança, independentemente de oscilações na taxa Selic", completa.
Segundo a CEF, a poupança continua com rentabilidade atrativa em relação às demais aplicações financeiras, isenta de Imposto de Renda e com alta liquidez.
De acordo com ele, o produto ganha em rentabilidade, por exemplo, dos fundos de renda fixa DI com taxa de administração acima de 1,08% para prazo de até 12 meses, e dos CDB de varejo, que pagam abaixo de 92% do CDI para aplicação de até seis meses. "A Poupança mantém sua identidade com a mesma simplicidade, segurança e liquidez diária", finaliza Lenza. (Fonte: InfoMoney)