As vendas de automóveis e comerciais leves novos no Brasil em março caíram 14,4 por cento sobre o mesmo mês do ano passado, influenciadas por efeitos de calendário e base forte de comparação, gerada pelo fim do desconto de imposto um ano antes.
Segundo uma fonte do setor com acesso aos dados de licenciamentos, as vendas de março somaram 288.829 unidades, na segunda melhor performance já registrada para o mês após março de 2010, quando a expectativa pelo fim do desconto do IPI causou correria às lojas e vendas de 337.436 automóveis e comerciais leves.
Na comparação com fevereiro, no entanto, as vendas de março foram 11,6 por cento maiores, refletindo ainda o forte movimento da indústria que fechou o primeiro trimestre com um total acumulado de 777.923 automóveis e comerciais leves vendidos, 3,63 por cento acima do registrado um ano antes.
A associação de montadoras de veículos, Anfavea, divulga na próxima semana o fechamento oficial das vendas e produção para março, incluindo também caminhões e ônibus. A entidade estima vendas de 3,69 milhões de veículos em 2011, incluindo ônibus e caminhões, crescimento de 5 por cento sobre 2010.