A inclusão de novos devedores em cadastros de restrições de crédito caiu 16,66% no mês de fevereiro, em comparação com o mês anterior, em Londrina. O levantamento é da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), com base nos dados do Serviço de Proteção ao Crédito.
Segundo o consultor econômico da entidade, Marcos Rambalducci, a comparação do primeiro bimestre de 2016 com o mesmo período do ano passado mostra que o universo de "novos inadimplentes" é 13,05% menor. "No cômputo geral, a mensagem transmitida por estes números é positiva", afirma o especialista.
"É necessário considerar que a base de consumidores que compram a crédito é significativamente maior em relação à base dos consumidores com restrição, o que significa que, à despeito da dificuldade do consumidor com restrição sair desta lista, os números são amplamente favoráveis na indicação de elevação de potenciais tomadores de crédito para compras", avalia.
Exclusões
Se inclusões de novos devedores está em ritmo de enfraquecimento, a saída destes cadastros está igualmente fraco, com retração de 12,3% em fevereiro na comparação com o mesmo mês do ano passado. No acumulado dos dois primeiros meses do ano, a queda do número de exclusões é ainda maior, de 19,2%.