A inclusão de novos devedores em cadastros de restrições de crédito caiu 16,66% no mês de fevereiro, em comparação com o mês anterior, em Londrina. O levantamento é da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), com base nos dados do Serviço de Proteção ao Crédito.
Segundo o consultor econômico da entidade, Marcos Rambalducci, a comparação do primeiro bimestre de 2016 com o mesmo período do ano passado mostra que o universo de "novos inadimplentes" é 13,05% menor. "No cômputo geral, a mensagem transmitida por estes números é positiva", afirma o especialista.
"É necessário considerar que a base de consumidores que compram a crédito é significativamente maior em relação à base dos consumidores com restrição, o que significa que, à despeito da dificuldade do consumidor com restrição sair desta lista, os números são amplamente favoráveis na indicação de elevação de potenciais tomadores de crédito para compras", avalia.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Exclusões
Se inclusões de novos devedores está em ritmo de enfraquecimento, a saída destes cadastros está igualmente fraco, com retração de 12,3% em fevereiro na comparação com o mesmo mês do ano passado. No acumulado dos dois primeiros meses do ano, a queda do número de exclusões é ainda maior, de 19,2%.