O aumento real do salário mínimo está permitindo que a população faça mais compras em supermercados. Em média, o brasileiro foi até 8% mais vezes abastecer sua casa em 2009, em comparação com 2008, com gastos até 11% superiores.
Os dados fazem parte de um estudo da Associação Brasileira de Atacadistas Distribuidores (Abad) que também aponta o crescimento de 2,2% no consumo em todos os itens da cesta básica (de higiene e limpeza a gêneros alimentícios) em 2009.
De acordo com o estudo, o faturamento total do setor em 2009 foi de R$ 131,8 bilhões, com um crescimento real de 4,1% em relação ao ano anterior. O setor conta com 1 milhão de pontos de venda atendidos e emprega 245,6 mil colaboradores.
Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios no Paraná (Sinca-PR), Paulo Pennacchi, esse comportamento incrementa diversos setores da economia, com destaque para o segmento atacadista.
Para atender essa crescente demanda, o setor debaterá de hoje (16) a quinta-feira (19) novas estratégias de logística durante a 30ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor, em Curitiba. Entregas mais frequentes e com segmentação do volume nos pontos de venda é uma das estratégias sugerida por Pennacchi. O evento também deve debater assuntos como o impacto tributário no setor.
A expectativa da organização é receber 32 mil pessoas durante os quatro dias de evento.