Notícias

Brasil não será exportador de petróleo, diz Aepet

09 nov 2007 às 17:58

A descoberta de nova reserva de petróleo no campo de Tupi, na Bacia de Santos, anunciada nesta quinta-feira (8) pela Petrobras, não tornará o Brasil um exportador de petróleo. A afirmação é do diretor da Associação de Engenheiros da Petrobras (Aepet), Fernando Siqueira.

"O Brasil não pode exportar petróleo porque não tem reservas para isso. O país tem que guardar as reservas que tem e procurar investir maciçamente em fontes alternativas. O Brasil é o país do mundo que tem mais condição de substituir petróleo por energias renováveis", sugeriu.


Ele esclareceu que o país tem 14 bilhões de barris de petróleo de reserva. "Supondo que esse campo dê até 10 bilhões (de barris) de reserva, com muito otimismo, seriam 24 bilhões de barris. Isso não é nada. Dá para 15 a 20 anos. Agora, a auto-suficiência acaba em menos de dez anos, mesmo com essa descoberta", revelou.


O engenheiro criticou o governo e as declarações sobre as mudanças de posicionamento do país no mercado internacional de petróleo.


"O que é preocupante é a Dilma (Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil) falar na televisão que o Brasil agora vai ser exportador porque está no nível da Venezuela ou do Kuwait, que têm 80 e 90 bilhões de barris de reserva, respectivamente. O Brasil não tem 20 bilhões de barris. Como é que pode estar no nível deles?", questionou o engenheiro.

Siqueira afirmou que não há planejamento com relação à questão energética no Brasil. "Nosso governo não tem idéia, mínima possível, da questão energética. O governo está absolutamente desinformado, como mostrou a ministra Dilma", salientou.


Continue lendo