O Brasil fechou o ano de 2009 como o país da América Latina que mais movimentou as vendas no comércio eletrônico. Uma pesquisa realizada pela consultoria Everis registrou por aqui a marca de US$ 8,7 bilhões negociados em vendas on-line, um aumento de 10,3% em relação a 2008.
Ao levar em conta o ranking geral, os Estados Unidos detêm o primeiro lugar, com um movimento anual de US$ 134,9 bilhões, seguidos pelo Japão, com US$ 51,2 bilhões, e pela China, com US$ 36,9 bilhões.
De acordo com o relatório, em 2009, as vendas de eletrônicos alcançaram em âmbito global o valor de US$ 502,1 bilhões, um aumento de 4,5% em relação a 2008 e o dobro do valor apresentado em 2004.
A maioria das vendas foi concentrada nos países desenvolvidos, que responderam por 82,3% desse total. A média proporcional geral entre o volume de vendas eletrônicas e o PIB foi de 0,88%. Dos 41 países analisados, 16 superam a proporção de 1%, sendo Coreia (1,63%), Hong Kong (1,45%) e Hungria (1,39%) os que apresentam índices mais elevados.
Vendas anuais
Na comparação entre o volume de vendas eletrônicas anuais, em dólares, e o número de habitantes de cada país, o Brasil apresentou um crescimento de 8,9% em 2009, em relação ao ano anterior. No período entre 2005 e 2009, a expansão foi de 238,8%.
O estudo verificou que oito países apresentaram crescimento superior a 15%, com destaque para Índia e Vietnã, que apresentaram índices de 30,8%. Em contrapartida, Coreia, Dinamarca, Suécia e Nigéria apresentaram recuo no valor movimentado pelas vendas on-line.