Entre os dias 16 e 20 de janeiro, o Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Inácio Kroetz, assinará o acordo de entendimento para exportação de carne brasileira à Rússia.
Em teleconferência realizada na última sexta-feira com o Diretor do Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária da Rússia, Serguey Dankvert, entre outros temas foram discutidos os procedimentos para a reabilitação dos estabelecimentos brasileiros autorizados a exportar carne para aquele país.
Foi confirmado que a Associação Nacional de Empresas Importadoras de Carnes da Rússia indicará a relação de estabelecimentos brasileiros com os quais há perspectivas de comércio. Essa relação será encaminhada à Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), que tomará as medidas necessárias ao cumprimento das exigências da legislação russa. O serviço veterinário russo fará vistorias nos frigoríficos brasileiros, posteriormente, para verificar a adoção dos novos procedimentos.
A partir de 1º de dezembro de 2008, os veterinários russos lotados nos portos brasileiros retornarão ao país de origem e a conferência das mercadorias será feita pelos russos nos postos de destino.