O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou neste sábado a reversão de concessões petrolíferas e florestais de 20 parques ecológicos do país andino. As autoridades não informaram quais as companhias de petróleo que serão afetadas pela reversão dos sítios ecológicos.
"Aqui e agora começa a nacionalização de nossos recursos naturais", disse Morales a um grupo formado por camponeses e indígenas na comunidade Laja, 1,1 mil quilômetros ao norte de La Paz e em plena Amazônia boliviana. Morales chegou ao local em um helicóptero emprestado pela Venezuela, acompanhado de seu vice-presidente, Alvaro García Linera, dois ministros, o embaixador de Cuba na Bolívia, Rafael Dausá Cespedes, chefes militares e jornalistas.
Evo Morales disse que haverá saneamento dessas terras para favorecer os camponeses, de forma que eles defendam o meio ambiente. "Os senhores têm que ser os guardas florestais", afirmou. "Cerca de 20 parques ecológicos voltarão a ser administrados pelo Estado; isso significa 20% da superfície de nosso território (de cerca de 300 mil quilômetros quadrados). A medida é significativa", explicou Erland Flores, do Serviço Nacional de Áreas Protegidas.
Fonte: Terra