O projeto aprovado inclui uma operação inédita para o setor de franquias, que facilitará aos franqueados o acesso aos recursos de longo prazo do BNDES. O Boticário, por meio da subsidiária Boticário Franchising, atuará como empresa-âncora, repassando recursos do BNDES a pequenas empresas franqueadas da marca.
Este segmento de empresários terá acesso a R$ 21,8 milhões para investir na abertura de novas lojas e em novas operações de franquia. A estimativa é que os recursos sejam utilizados na abertura de pelo menos 148 unidades da rede.
A rede de franquias é o canal de distribuição tradicional do grupo Boticário. Mas em razão da dificuldade dos pequenos empreendedores franqueados em captar recursos de longo prazo, a maioria acaba por recorrer a empréstimos de curto prazo (capital de giro) no mercado, arcando com taxas mais altas e restringindo sua capacidade financeira.
A operação de repasse de recursos aos franqueados terá as mesmas condições de financiamento que o BNDES oferece a micro, pequenas e médias empresas, com as melhores condições do Banco.
Outros investimentos
Do total do financiamento aprovado pelo BNDES ao grupo Boticário, R$ 270,8 milhões serão destinados à implantação de unidade industrial no município de Camaçari, na Bahia; a investimentos em montagem e em instalações no centro de distribuição no município de São Gonçalo dos Campos, também na Bahia; e projeto social voltado à capacitação profissional nas comunidades do entorno dos projetos.
O novo galpão industrial, a ser construído na unidade de Camaçari, terá área total de 45,2 mil metros quadrados e será dedicado à produção de cremes e hidroalcoólicos para as diversas marcas de produtos do grupo, complementando a capacidade produtiva da planta de São José dos Pinhais, no Paraná.
Com 35 mil metros quadrados de área construída, o centro de distribuição do município de São Gonçalo dos Campos terá por objetivo escoar a produção da unidade do Paraná para as regiões Norte e Nordeste do Brasil. Com isso, o projeto permitirá maior proximidade do público consumidor dessas regiões, além de reduzir custos de distribuição e tempo de entrega dos produtos.
Serão investidos ainda R$ 13,5 milhões na expansão da rede de lojas do grupo em todo o País, com a abertura, em 2013, de cerca de 60 unidades próprias. A expansão do grupo Boticário no varejo visa a atender à crescente demanda do mercado brasileiro nos setores de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. No Brasil, esse mercado vem crescendo a taxas superiores a 10% ao ano, acima da média mundial.
Os empreendimentos do grupo Boticário devem gerar cerca de 900 novos empregos diretos, além de 1,1 mil postos de trabalho indiretos criados com a expansão da rede de franquias. A geração de empregos, especialmente na região Nordeste, é um dos principais impactos sociais dos novos investimentos do grupo.
O projeto social voltado à comunidade contemplará investimentos em formação profissional, com objetivo principal de inserção e mobilidade social. O grupo investirá em instalações específicas para esse fim, em municípios que apresentam carência de qualificação de mão de obra e no entorno das unidades da empresa. Serão ofertados cursos de formação profissional, voltados para os setores do varejo e da indústria, e cursos técnicos profissionalizantes.