O fim de ano está chegando e, junto com ele, uma das datas mais aguardadas pelos consumidores – a Black Friday. A campanha de descontos no varejo físico e on-line ocorre todos os anos no mês de novembro, e é uma boa oportunidade para micros e pequenas empresas (MPEs) do e-commerce venderem mais e se posicionarem no mercado.
"A Black Friday é a principal data de vendas para o e-commerce, até mais que o Natal", justifica Karen Sitta, coordenadora de Comércio Eletrônico do Sebrae Nacional. "A vantagem de participar de campanhas em datas como essa é se posicionar no mercado. Além de eliminar o estoque, divulgar a empresa e aumentar as vendas, a empresa pode usar a data como uma estratégia de fidelização de clientes."
Os números da Black Friday brasileira são atrativos. Na última campanha o faturamento das lojas virtuais na data chegou a R$ 1,5 bilhão, diz Leonardo Palhares, presidente da camara-e.net. Para este ano, a expectativa é superar os R$ 2 bilhões.
A participação dos pequenos negócios na data vem crescendo. A quantidade de MPEs na campanha Black Friday Legal - realizada pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (câmara-e.net)e que entrega um selo a empresas associadas ao Movimento e-MPE comprometidas com as boas práticas do e-commerce na data de descontos do varejo on-line - mais que dobra a cada ano, como mostra a primeira edição da pesquisa
"Os pequenos negócios e o Black Friday Legal", do Sebrae em parceria com a câmara-e.net. Em 2015, o número de participantes de pequeno porte chegou a 314, contra 84 médias ou grandes empresas. Do total de empresas, 78,9% era formado por pequenos negócios. Segundo a coordenadora do Sebrae, a participação de pequenos negócios no e-commerce é predominante, e chega a 90%.
Maior participação
Para este ano, o presidente da camara-e.net diz esperar que a quantidade de empresas participantes na Black Friday Legal chegue a 1.500 empresas contra 901 no ano passado. A campanha é uma oportunidade de as pequenas empresas se "colocarem no mapa", comenta ele ainda.
Os principais motivos que levam as empresas do e-commerce a participarem da Black Friday são vender mais (82%), atrair novos consumidores (79%) e posicionar a marca no mercado (53%). A média de descontos, na edição de 2015, foi 30%, e a maior parte dos lojistas (53%) respondeu que suas expectativas em relação às vendas no período foram concretizadas. Dos respondentes, 79% afirmaram que as vendas na data aumentaram em relação a um dia normal no seu negócio.
Expectativa
Atrair mais clientes é o objetivo de Fátima Penteado, dona das lojas virtuais Mulfit Store – de vestuário fitness - e Multsapataria, de Londrina. Segundo ela, há uma grande expectativa pela data, que representa um período de muitas vendas. Essa será a sua terceira campanha desde que os sites entraram no ar, com descontos de até 70%. A preparação se dá meses antes, com a compra de mais produtos para o estoque. "Não comercializo resto de estoque. Compro peças específicas de coleção e jogo preços com margens menores para atrair mais clientes. Quero que o cliente venha, mas que ele volte depois." Só na semana da Black Friday, Fátima diz vender 50% de tudo o que vende em um mês inteiro.
A ótica Visostore, que mantém um e-commerce no ar há sete anos, também vai participar da campanha pelo quinto ano seguido. Os descontos chegarão a 70%, conta Emerson Bim, proprietário da ótica. Para ele, as vantagens de participar da Black Friday é fazer uma "limpa de estoque" para dar giro de mercadoria. A empresa, de acordo com Bim, já está preparada para a alta demanda da data. "Tem que manter o nível de atendimento." Na ocasião, as embalagens ficarão prontas e a equipe a postos para enviar os produtos aos consumidores. As vendas na Black Friday chegam a ficar 50% maiores do que em dias normais, afirma o empresário. Passa até mesmo o Natal.
Selo
Para receber o selo do Black Friday Legal, o lojista deve se inscrever até o dia 18 de novembro e fazer parte do Movimento e-MPE da Câmara, além de atender a outros requisitos. Informações: http://blackfridaylegal2016.com.br.