O núcleo municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Londrina) informa aos correntistas de todos os bancos que a Tarifa de Renovação de Cadastro não pode mais ser cobrada. A decisão, anunciada pelo Banco Central na última sexta-feira (11), passou a valer a partir desta segunda (14).
Para o coordenador do Procon Londrina, Marco Cito, a proibição é favorável aos correntistas, pois a cobrança da tarifa, que podia ser feita até duas vezes ao ano, não era regulamentada. "O valor variava de R$ 25,00 até R$ 150,00 entre os bancos, e, em muitos deles, esses valores eram descontados diretamente da conta do cliente, sem sua assinatura ou conhecimento", explicou Cito, lembrando que a tarifa cobrada para análise da ficha do cliente na abertura de contas ainda é válida e pode ser cobrada.
Os consumidores que presenciarem a cobrança da Tarifa de Renovação de Cadastro em suas contas podem abrir reclamação junto ao Procon Londrina, que fica à Rua Mato Grosso, 299. Mais informações pelo número de atendimento do órgão, 151, ou pelo email procon@londrina.pr.gov.br.