O Bradesco figura na sexta posição entre as marcas de banco mais valiosas do mundo, segundo pesquisa feita pela consultoria inglesa Brand Finance, que avaliou 500 instituições financeiras em vários países. A marca do banco é avaliada em US$ 18,6 bilhões. O norte-americano Bank of America é o líder do ranking, com US$ 30,6 bilhões.
O levantamento, chamado de Brand Finance Global Banking 500 - 2011, foi divulgado ontem em Londres. É a primeira vez que uma instituição de um país emergente ocupa uma posição entre as seis marcas de banco mais valiosas do mundo, destaca o CEO da Brand Finance para a América Latina, Gilson Nunes. O levantamento é feito há cinco anos.
Nunes destaca que o Bradesco tem conseguido se beneficiar no Brasil com o crescimento da renda da população, chegando a 100% dos municípios brasileiros e lançando produtos específicos para o público de renda mais baixa. Enquanto a instituição brasileira cresce em meio à expansão da economia, bancos da Europa e dos Estados Unidos ainda sofrem o efeito da crise financeira mundial, o que muda a percepção dos clientes sobre eles.
"O desempenho do Bradesco e dos bancos chineses mostra que os bancos de países emergentes vêm conquistando espaço no seleto grupo dos dez mais valiosos do mundo", destaca Nunes.
De acordo com o estudo, de maneira geral o valor das marcas tem aumentado mais do que o valor dos próprios bancos nos últimos anos. Enquanto este último subiu 13% no ano passado, para US$ 6 trilhões, a soma total dos valores das marcas subiu 30%, chegando a US$ 851,6 bilhões.
No Brasil, o valor de mercado dos bancos listados em bolsa cresceu 37%, atingindo US$ 244 bilhões. Por outro lado, o valor total de suas marcas cresceu 66%, totalizando US$ 46,9 bilhões.
Brasileiros
Além do Bradesco, outros bancos brasileiros aparecem no ranking: Itaú (11.ª posição, com valor de marca de US$ 16,7 bilhões), Banco do Brasil (22.ª posição, US$ 9,5 bilhões), Nossa Caixa (174.ª posição, US$ 789 milhões), Banrisul (319.ª posição, US$ 319 milhões), Banco do Nordeste (323.ª posição, US$ 310 milhões) e BicBanco (465.ª posição, US$ 184 milhões).
O ranking é elaborado anualmente com base em dois procedimentos. Primeiro, é feita uma análise dos últimos cinco balanços dos bancos. Em seguida, é feita uma entrevista com clientes da instituição para se medir a percepção sobre tarifas, rede de atendimento, estrutura das agências e tipo de serviços, entre outros fatores.
No Brasil, foram entrevistadas 16 mil pessoas no segundo semestre do ano passado.