Notícias

Bancários vão à Justiça contra banco que usa helicóptero

21 set 2012 às 16:42

O Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região Metropolitana vai entrar com uma ação na Justiça contra o Banco HSBC pelo uso de helicópteros durante a greve para o transporte de funcionários. Com esse artifício, o banco fura o bloqueio feito pelos grevistas na entrada da sede administrativa do bairro Xaxim, em Curitiba, e possibilita que alguns funcionários trabalhem no local.

De acordo com o sindicato, o artifício do banco é histórico na capital do Paraná. Em todas as greves, de acordo com a categoria, a direção da instituição financeira contrata transporte aéreo para furar o bloqueio dos grevistas.


A ação contra o banco, de acordo com a assessoria, vai se basear no direito à greve, previsto na Constituição Federal, e com base nos relatos e reclamações de moradores da região que, segundo o sindicato, se sentiriam incomodados com o barulho causado pelos helicópteros durante o dia.


Em nota divulgada pela assessoria de imprensa, o HSBC informou que não comenta publicamente as reivindicações dos bancários, mas disse que tem o aval das instituições policiais e da aeronáutica para realizar transporte de funcionários com helicóptero. A medida, segundo a nota, é necessária para manter o plano de contingência do banco, para que seus colaboradores tenham acesso aos centros administrativos.


Greve - a greve dos bancários em Curitiba e no restante do estado completa quatro dias nesta sexta-feira (21). Ao todo, de acordo com o sindicato dos bancários, em todo o estado são 591 agências fechadas e cerca de 20 mil funcionários de braços cruzados.

Só na região de Londrina - que inclui a cidade e outros municípios - são 77 agências sem funcionar. Em Curitiba o número de estabelecimentos fechados chega a 309. (atualizado às 18h31)


Continue lendo