A agência do banco HSBC da rua Minas Gerais, no centro de Londrina, irá abrir uma hora mais tarde nesta quinta-feira (24), às 12h,em decorrência de um protesto do Sindicato dos Bancários de Londrina.
Segundo o presidente do sindicato, Wanderley Crivellari, a manifestação tem por finalidade protestar por mais uma demissão na agência. "Ontem, fizemos um protesto na agência do Itaú do Calçadão pela demissão de um gerente, hoje estamos aqui, protestando contra a demissão de mais um gerente, que tinha 26 anos de casa. Perguntamos: será que depois de tantos anos de prestação de serviço, ele não serve mais. Na nossa opinião é o que escrevemos no banner: 'Quem tem lucro bilionário não precisa demitir'. A desculpa dada é esfarrapada", desabafa Crivellari. De acordo com ele, só esta semana, os bancos demitiram sete bancários.
O Sindicato alega que o motivo alegado pelas empresas para as demissões sempre é a mesma, falta de produtividade. Crivellari refuta a justificativa e aponta pelo menos outros dois motivos. "As empresas Itaú e Santander estão fechando postos de trabalhos, enquanto as demais substituem os trabalhadores com mais tempo de casa por novos para reduzir custos da folha de pagamento".
Este ano, de janeiro a novembro, já foram 148 demissões na base do Sindicato de Londrina. O total já é superior ao do ano passado, que terminou com 143 demissões. A base do sindicato atende 124 agências de 26 municípios da região, incluindo Londrina.