Bancários do HSBC realizam nesta quinta-feira (18), em todo o Brasil, uma paralisação de 24h para reivindicar melhores condições de trabalho. Segundo o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região,
48 agências estão fechadas em todo o Estado, sendo 22 no interior. Na capital, 26 das 30 unidades, mais o Centro Administrativo Palácio Avenida, no centro, não abriram hoje.
De acordo com o diretor do sindicato e coordenador da Comissão de Organização dos Empregados do HSBC (COE), Carlos Alberto Kanak, o protesto seguirá até as 16 horas, quando acaba o expediente bancário. Nesse período, quem precisar utilizar os serviços do banco pode recorrer ao autoatendimento ou ao Internet Banking. As agências devem reabrir normalmente na sexta-feira (19).
Os trabalhadores reclamam, principalmente, do excesso de demissões. "O banco demitiu e segue demitindo muitos funcionários. A direção continua irredutível. Faz cobrança, pressão para atingir metas, e isso também vem fazendo os bancários adoecerem. Tivemos reuniões nesse ano e não houve avanço algum", afirmou Kanak.
O HSBC informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que "respeita o direito democrático de manifestação dos sindicatos, mas que não comenta publicamente as reivindicações, pois há comitês permanentes para a discussão destas questões." (Atualizado às 13h31)