A companhia aérea brasileira Azul Linhas Aéreas transportou 2,2 milhões de passageiros em seu primeiro ano de operações e deverá ter lucro este ano, disse seu fundador e presidente, David Neeleman.
Mais conhecido por ter lançado a JetBlue Airways há uma década nos EUA, Neeleman disse em entrevista que acredita que a Azul seja a primeira empresa aérea do mundo a superar a marca de 2 milhões de passageiros transportados em seus primeiros 12 meses de operações.
A empresa opera hoje 14 aviões que atendem 16 cidades. Quatro destinos serão acrescentados este ano e sua frota subirá para 21 aviões até o final de 2010 e para 33 até 2011, disse Neeleman. A Azul opera os modelos E-195, de 118 assentos, e E-190, de 106, ambos da Embraer.
O grupo voou com cerca de 80% de sua capacidade ocupada em 2009, a maior taxa entre as principais companhias aéreas do Brasil, de acordo com a Agência Nacional da Aviação Civil. A Azul terminou o ano com 3,8% do mercado de passageiros domésticos. TAM e Gol possuem juntas 87%.
Há um ano, quando a Azul se preparava para seus primeiros voos, Neeleman reclamou que os mercados de crédito congelados dificultavam o financiamento da frota. Mas a companhia, que atraiu US$ 200 milhões em capital de investidores dos EUA e do Brasil, conseguiu enfrentar essa dificuldade.