Notícias

Arquitetas de Londrina criam núcleo de negócios

13 mar 2013 às 11:24

Um grupo formado por 13 arquitetas de Londrina trabalha coletivamente para fortalecer o segmento e ampliar sua área de atuação. Há dois anos, as profissionais se reúnem e traçam estratégias de olho no desenvolvimento do segmento.

Com o auxílio do Sebrae/PR, o grupo lançará, no próximo dia 26, um núcleo de negócios batizado de I_Arq. A proposta derivou do modelo centrais de negócios, onde empresas se reúnem para diminuir custos e conseguir melhores preços junto aos fornecedores.


No caso do núcleo de negócios mantido pelas arquitetas, a união de profissionais busca benefícios comuns para tornar o segmento mais competitivo, como a realização de capacitações para contribuir com a gestão financeira dos escritórios, além de eventos e palestras com arquitetos renomados.


Segundo Ricardo Magno, consultor do Sebrae/PR, trata-se de uma iniciativa inédita. "Esta é a primeira vez que profissionais autônomos, que atuam na prestação de serviços, unem esforços para conseguir uma projeção no mercado para toda a classe", diz.


Para o consultor, as arquitetas de Londrina estão se mobilizando no momento certo, já que o setor da construção civil está aquecido. "Nossa cidade se transformou em um canteiro de obras e, certamente, os arquitetos podem tirar proveito disso."


Oportunidade
Outra intenção do I_Arq é mostrar para toda a sociedade que o trabalho do arquiteto vai além do desenho de projetos residenciais e de urbanismo, como pensa a maioria das pessoas. A presidente da I_Arq, Claudia Meyer, esclarece que os arquitetos podem atuar em várias áreas, como vistoria na hora da entrega de imóveis novos, avaliação de preços do imóvel, inspeção de obras e recuperação de patrimônio histórico, por exemplo.


"As pessoas desconhecem nossa função e pretendemos divulgar melhor nossos serviços para ampliar nosso mercado e melhorar o rendimento dos nossos negócios", explica.



Claudia Meyer destaca que o arquiteto oferece trabalho de assessoria, consultoria e planejamento e que o profissional pode ser contratado antes da obra começar, já na escolha do terreno. O profissional está habilitado para apresentar parecer sobre localização, legislações edílicas e urbanas, aspectos ambientais e topográficos, entre outras, que possibilitem análises preliminares de viabilidade do projeto. Para a presidente, a contratação de um arquiteto na fase inicial de um
projeto, por mais simples que seja, como a reforma de uma casa, pode resultar em economia para o cliente.


"O valor do nosso trabalho é acessível e mostramos que o planejamento é fundamental para diminuir os custos de uma obra. Muitas vezes, as pessoas acabam precisando contratar um arquiteto para consertar erros e o retrabalho acaba sendo mais pesado para o bolso do cliente", analisa.

O lançamento do núcleo de negócios será às 8 horas, durante café da manhã, no escritório do Sebrae/PR, que fica na Avenida Santos Dumont, 1.335.


Continue lendo