Notícias

Aprovado aumento para 4% da mistura de biodiesel

23 jun 2009 às 19:20

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, confirmou hoje que entrará em vigor no dia 1º de julho a mistura de 4% de biodiesel no diesel. A decisão do governo, anunciada em maio, foi aprovada hoje em reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Lobão disse que a intenção do governo é de ampliar a mistura para 5% no próximo ano.

A adição do biodiesel no diesel começou a ser adotada obrigatoriamente no Brasil em 1º de janeiro de 2008, com o porcentual de mistura de 2%. Em janeiro deste ano, subiu para 3%. O plano inicial do governo era subir de 2% diretamente para 5% somente em 2013. Mas acabou optando pela elevação gradual da mistura e para a antecipação dos 5% para 2010.

Lobão disse ainda que, na reunião, foi aprovada uma alteração no regimento interno do CNPE para permitir que o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e o secretário executivo do ministério tenham assento no conselho. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) continuará participando como convidada.


Continue lendo