O surgimento da comunicação por voz é um marco que ainda não pode ser plenamente substituído, mesmo que, seguido pela popularização das mensagens de texto SMS, e mais recentemente, o crescente acesso à internet via aparelhos móveis. Ambas as formas oferecem maneiras de estabelecer uma boa comunicação e estão no cerne das transformações econômicas e sociais, mas elas não se sustentam sozinhas.
Entendendo que existe uma relação direta entre comunicação e mobilidade, a equipe do aplicativo myLucy criou uma plataforma que não se limita exclusivamente à internet para que uma conexão, de preferência internacional e interurbana, se forme entre dois usuários finais. O aplicativo é uma operadora global inteligente, provê serviços de telefonia fixa e móvel para mais de 100 países no mundo, a preços abaixo do mercado.
As solicitações das chamadas podem ser realizadas de duas formas, através de um consumo ínfimo de dados/Wi-Fi apenas para que se forme uma conexão, ou via SMS, enviado pelo próprio sistema automaticamente. Dessa forma a internet não se torna necessária para completar uma ligação. As próprias chamadas utilizam rede de voz, o que garante a alta qualidade e impede ruídos.
Caio Fiuza, CEO da empresa, explica que a solução é derivada das experiências dos fundadores de mais de dez anos com o mercado de telecomunicações. Ele enfatiza que não há diferenças nas chamadas, o cliente pode ligar para quem tenha ou não feito o download. "O sistema de cobrança funciona através do aplicativo, em que o usuário pode optar pela compra de minutos avulsos, exatamente como pré-pago, ou pode escolher um dos planos de assinatura disponíveis", explica.
Os minutos que não forem utilizados no aplicativo são cumulativos, não expiram, e valem para chamadas em todas as regiões disponíveis. Esse adicional é uma grande vantagem para pessoas que costumam fazer deslocamentos. É possível também ter o controle da conta pelo aplicativo ou site. Além disso, todo o registro de ligações e compras fica armazenado e o usuário não recebe conta de telefone, uma vez que as compras são realizadas via cartão de crédito, o que invalida qualquer tipo de cobrança indevida.
A função "No Roaming" é inovadora. O usuário pode escolher um número que deseja receber a chamada, um chip local ou telefone fixo caso esteja em deslocamento, digita o destino e a ligação ocorre sem taxas adicionais. Merece destaque também o recurso Teliggo Callback. O usuário digita o número que deseja chamar e quando o destinatário for localizado, ocorre o retorno da chamada.
"O aplicativo pode ainda ser utilizado no meio empresarial, sob consulta específica, e reduzir taxas de acordo com as necessidades", afirma Caio.