Cerca de 17 mil domicílios em Londrina ficaram sem energia elétrica na tarde desta terça-feira (4) por conta do apagão que atingiu 11 estados após o desligamento de linhas de transmissão de energia entre as regiões Norte e Sudeste/Sul do país.
Na Região Norte do Paraná, as cidades de Andirá, Assaí, Cornélio, Bandeirantes, Florestópolis, Rolândia, Apucarana, Faxinal e Mauá da Serra foram afetados pelo problema, segundo a Copel. A situação foi normalizada no Estado às 15h38.
No Paraná, segundo a Copel, os 355 mil domicílios permaneceram cerca de 1h30 sem o fornecimento de energia elétrica. Isso representa, de acordo com a Companhia, 548 mil habitantes do estado sem luz, ou 13% do total de 4,1 milhões de clientes da Copel.
De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN), o que interrompeu a transmissão de energia.
O problema teve início às 14h03, o que provocou uma espécie de reação em cadeia e que resultou no desligamento automático de transmissão de energia entre essas regiões, por questões de segurança, o que também chegou ao Paraná. Segundo a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), todas as regiões do estado foram afetadas.
O ONS informou, em nota, que por volta das 14h41 a interligação entre o Norte e Sudeste teve a frequência normalizada e foi iniciado o processo de recomposição das demais transmissões. Não há informações sobre a quantidade de pessoas no país que ficaram sem energia.
Somente em Curitiba, 57 bairros ficaram sem luz, ou seja, 223 mil consumidores. Se for considerada a capital, região metropolitana e Litoral, o número de pessoas atingidas foi 280 mil, o que representa 18% dos 1,5 milhão de consumidores da região.