O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, anunciou nesta segunda-feira (13) investimento de R$ 98 milhões em pesquisas geológicas na bacia sedimentar do Paraná. Lima se reuniu com o governador Roberto Requião e o vice-governador Orlando Pessuti, no Palácio das Araucárias, em Curitiba.
A Bacia do Paraná se estende sob o território de oito estados brasileiros Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás e de países vizinhos. Da Bacia, faz parte o Aquífero Guarani, maior reserva subterrânea de água doce do mundo.
No Paraná, a Bacia é pesquisada em 124 poços perfurados, que indicam a presença de gás, óleo e arenito asfáltico. Além disso, apresenta indícios de óleo em afloramento.
"Pela falta de conhecimento científico sobre a bacia, não há interesse na Bacia do Paraná nos leilões de petróleo que a ANP realiza. Este estudo vai gerar conhecimento científico e técnico para atrair investidores para explorar a Bacia", diz Haroldo (com Agência Estadual de Notícias).