A Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) confirmou que as lojas da cidade ficarão abertas até as 18h neste sábado (8). A decisão tem como base o código de posturas do município, já que o Sincoval (Sindicato do Comércio Varejista) e o Sindecolon (Sindicato dos Empregados do Comércio de Londrina) ainda mantêm negociação referente à convenção coletiva de trabalho, encerrada em 30 de abril deste ano.
Pelo código de posturas, as lojas podem abrir nos dois primeiros sábados após o quinto dia útil de cada mês.
Durante a negociação, o Sindecolon apresentou contraproposta pedindo pagamento dos benefícios necessários para o expediente aos sábados, o que não foi aceito.
Enquanto a negociação não for finalizada, apenas empresas com acordo assinado com o sindicato poderão trabalhar em dias e horários especiais. Sem convenção coletiva, também não é permitido o uso de banco de horas.
No mês passado, o juiz da 6ª Vara do Trabalho de Londrina, Reginaldo Melhado, proibiu que o comércio estendesse o horário de atendimento nos dias 9 e 10, antes do Dia das Crianças, sob pena de multa de mil reais por dia e empregado que estivesse trabalhando além do horário.