Notícias

Agências bancárias voltam a funcionar

27 set 2006 às 11:28

As agências bancárias do Paraná abriram normalmente na manhã desta quarta-feira (27) após paralisarem suas atividades por 24 horas reivindicando reposição salarial e melhorias nas condições de trabalho. Porém, a greve por tempo indeterminado não está descartada, caso não haja uma negociação entre os bancários e os donos de bancos.

A greve prossegue nos estados do Espírito Santo, Maranhão e Rio Grande do Norte. Também não têm data para retornar ao trabalho os bancários de Salvador (BA) e Florianópolis (SC). Em Pernambuco, a greve foi aprovada por 48 horas, portanto permanece hoje.


Às 15h, os representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), por parte da categoria, e da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) discutem as reivindicações dos bancários


Cerca de 8,3 mil funcionários de 145 agências bancárias de oito cidades do Paraná cruzaram os braços ontem. Além de Londrina e Curitiba, ficaram fechadas 18 agências em Apucarana e Arapongas, oito em Campo Mourão, oito em Toledo, uma em Palotina e seis em Paranavaí. Nove agências de Umuarama começaram os trabalhos uma hora mais tarde do que o normal.


Em Londrina a greve de advertência teve a adesão de 70% dos funcionários de agências bancárias. Dos 1,3 mil bancários, cerca de 850 aderiram à greve. Vinte e três agências permaneceram fechadas, com atendimento apenas pelos caixas eletrônicos.

A categoria reivindica reposição salarial no período 2005 - 2006, aumento de 7,05% (índice que tem como base a lucratividade líquida média dos 20 maiores bancos do Brasil em 2005), R$ 1.500 de Participação nos Lucros e Resultados, mais 5% do lucro líquido dos bancos no primeiro semestre de 2005. Este índice de 5% seria linearmente dividido entre os funcionários.


Continue lendo